O que é Bitcoin ? – Como Funciona o Bitcoin? Vale a Pena Comprar ?
O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma rede de pagamento inovadora e um novo tipo de dinheiro.
O Bitcoin usa tecnologia ponto a ponto para operar sem nenhuma autoridade central ou bancos; o gerenciamento de transações e a emissão de bitcoins são realizadas coletivamente pela rede.
Bitcoin é de código aberto; seu design é público, ninguém é dono nem controla o BTC e todos podem participar.
Através de muitas de suas propriedades exclusivas, o Btc permite usos interessantes que não poderiam ser cobertos por nenhum sistema de pagamento anterior.
Como o Bitcoin funciona?
Da perspectiva do usuário, o Bitcoin nada mais é do que um aplicativo móvel ou programa de computador que fornece uma carteira pessoal de Bitcoin e permite que o usuário envie e receba bitcoins com eles.
É assim que o Bitcoin funciona para a maioria dos usuários.
Nos bastidores, a rede Btc está compartilhando um livro público chamado de “cadeia de blocos”.
Esse livro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação.
A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços de envio, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins de seus próprios endereços Bitcoins.
Além disso, qualquer pessoa pode processar transações usando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em bitcoins por esse serviço.
Isso geralmente é chamado de “mineração“. Para saber mais sobre o Btc, você pode consultar a página dedicada e o documento original.
Quem criou o Bitcoin?
O Bitcoin é a primeira implementação de um conceito chamado “criptomoeda”, que foi descrito pela primeira vez em 1998 por Wei Dai na lista de e-mails dos cypherpunks, sugerindo a idéia de uma nova forma de dinheiro que usa criptografia para controlar sua criação e transações, em vez de Autoridade central.
A primeira especificação e prova de conceito do Btc foi publicada em 2009 em uma lista de criptografia por Satoshi Nakamoto.
Satoshi deixou o projeto no final de 2010 sem revelar muito sobre si mesmo. Desde então, a comunidade cresceu exponencialmente com muitos desenvolvedores trabalhando no Bitcoin.
O anonimato de Satoshi muitas vezes levantou preocupações injustificadas, muitas das quais estão ligadas ao mal-entendido da natureza de código aberto do Btc.
O protocolo e o software Bitcoin são publicados abertamente e qualquer desenvolvedor em todo o mundo pode revisar o código ou criar sua própria versão modificada do software Bitcoin.
Assim como os desenvolvedores atuais, a influência de Satoshi se limitou às mudanças que ele fez sendo adotadas por outros e, portanto, ele não controlou o Btc.
Como tal, a identidade do inventor do Bitcoin é provavelmente tão relevante hoje quanto a identidade da pessoa que inventou o papel.
Quem controla a rede Bitcoin?
Ninguém é dono da rede Btc, assim como ninguém é dono da tecnologia por trás do email. Bitcoin é controlado por todos os usuários de Bitcoin em todo o mundo.
Enquanto os desenvolvedores estão melhorando o software, eles não podem forçar uma mudança no protocolo Bitcoin porque todos os usuários são livres para escolher qual software e versão usar.
Para permanecerem compatíveis, todos os usuários precisam usar um software que cumpra as mesmas regras.
O Bitcoin só pode funcionar corretamente com um consenso completo entre todos os usuários. Portanto, todos os usuários e desenvolvedores têm um forte incentivo para proteger esse consenso.
O Bitcoin é realmente usado por pessoas?
Sim. Há um número crescente de empresas e indivíduos usando BitcoinS.
Isso inclui empresas de tijolo e argamassa, como restaurantes, apartamentos, escritórios de advocacia e serviços online populares, como Namecheap, WordPress e Reddit.
Embora o Bitcoin continue sendo um fenômeno relativamente novo, está crescendo rapidamente. No final de agosto de 2013, o valor de todos os bitcoins em circulação excedia US $ 1,5 bilhão, com milhões de dólares em bitcoins trocados diariamente.
Como se adquire bitcoins?
- Como pagamento por bens ou serviços.
- Compre bitcoins em uma troca de BTC.
- Troque bitcoins com alguém perto de você.
- Ganhe bitcoins através da mineração competitiva.
Embora seja possível encontrar pessoas que desejam vender bitcoins em troca de um cartão de crédito ou pagamento por PayPal, a maioria das trocas não permite financiamento por esses métodos de pagamento.
Isso ocorre devido a casos em que alguém compra bitcoins com o PayPal e inverte a metade da transação. Isso geralmente é chamado de estorno.
Quão difícil é fazer um pagamento em Bitcoin?
Os pagamentos com Bitcoins são mais fáceis de fazer do que compras com cartão de crédito ou débito e podem ser recebidos sem uma conta comercial.
Os pagamentos são feitos a partir de um aplicativo de carteira, no seu computador ou smartphone, inserindo o endereço do destinatário, o valor do pagamento e pressionando enviar.
Para facilitar a inserção do endereço de um destinatário, muitas carteiras de Bitcoin podem obter o endereço digitalizando um código QR ou tocando em dois telefones juntamente com a tecnologia NFC.
Quais são as vantagens do Bitcoin?
Liberdade de pagamento – É possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Sem feriados.
Sem Fronteiras. Sem limites impostos. Btc permite que seus usuários estejam no controle total de seu dinheiro.
Taxas muito baixas – atualmente, os pagamentos em Bitcoin são processados sem taxas ou com taxas extremamente pequenas.
Os usuários podem incluir taxas com transações para receber o processamento prioritário, o que resulta em uma confirmação mais rápida das transações pela rede.
Além disso, existem processadores comerciais para ajudar os comerciantes a processar transações, converter bitcoins em moeda fiduciária e depositar fundos diretamente nas contas bancárias dos comerciantes diariamente.
Como esses serviços são baseados em Btc, eles podem ser oferecidos por taxas muito mais baixas do que com PayPal ou redes de cartão de crédito.
Menos riscos para os comerciantes – as transações de Btc são seguras, irreversíveis e não contêm informações pessoais ou sensíveis dos clientes.
Isso protege os comerciantes de perdas causadas por fraude ou estornos fraudulentos, e não há necessidade de conformidade com o PCI.
Os comerciantes podem se expandir facilmente para novos mercados onde os cartões de crédito não estão disponíveis ou as taxas de fraude são inaceitavelmente altas.
Os resultados líquidos são taxas mais baixas, mercados maiores e menos custos administrativos.
Segurança e controle – os usuários de Btc estão no controle total de suas transações; é impossível para os comerciantes forçar cobranças indesejadas ou despercebidas, como pode acontecer com outros métodos de pagamento.
Os pagamentos em Bitcoin podem ser feitos sem informações pessoais vinculadas à transação. Isso oferece forte proteção contra roubo de identidade.
Os usuários de Btc também podem proteger seu dinheiro com backup e criptografia.
Transparente e neutro – Todas as informações sobre o suprimento de dinheiro Bitcoin estão prontamente disponíveis na cadeia de blocos para que todos possam verificar e usar em tempo real.
Nenhum indivíduo ou organização pode controlar ou manipular o protocolo Btc porque é criptograficamente seguro.
Isso permite que o núcleo do Bitcoin seja confiável por ser completamente neutro, transparente e previsível.
Quais são as desvantagens do Bitcoin?
- Grau de aceitação – Muitas pessoas ainda desconhecem o Btc. Todos os dias, mais empresas aceitam bitcoins porque desejam as vantagens de fazê-lo, mas a lista permanece pequena e ainda precisa crescer para se beneficiar dos efeitos da rede.
- Volatilidade – O valor total de bitcoins em circulação e o número de empresas que usam BTC ainda são muito pequenos em comparação com o que poderiam ser. Portanto, eventos, negociações ou atividades comerciais relativamente pequenos podem afetar significativamente o preço. Em teoria, essa volatilidade diminuirá à medida que o Btc for comercializado e a tecnologia amadurecer. Nunca antes o mundo viu uma moeda inicial, por isso é realmente difícil (e emocionante) imaginar como ela se sairá.
- Desenvolvimento contínuo – O software Bitcoin ainda está na versão beta, com muitos recursos incompletos no desenvolvimento ativo. Novas ferramentas, recursos e serviços estão sendo desenvolvidos para tornar o Bitcoin mais seguro e acessível às massas. Alguns deles ainda não estão prontos para todos. A maioria das empresas de Bitcoin é nova e ainda não oferece seguro. Em geral, o Btc ainda está em processo de amadurecimento.
Por que as pessoas confiam no Bitcoin?
Grande parte da confiança no Btc vem do fato de que ele não requer nenhuma confiança.
O Bitcoin é totalmente de código aberto e descentralizado. Isso significa que qualquer pessoa tem acesso a todo o código-fonte a qualquer momento.
Qualquer desenvolvedor no mundo pode, portanto, verificar exatamente como o Bitcoin funciona. Todas as transações e bitcoins emitidos podem ser consultados de forma transparente em tempo real por qualquer pessoa.
Todos os pagamentos podem ser feitos sem depender de terceiros e todo o sistema é protegido por algoritmos criptográficos altamente revisados por pares, como os usados para serviços bancários online.
Nenhuma organização ou indivíduo pode controlar o Btc, e a rede permanece segura, mesmo que nem todos os seus usuários possam ser confiáveis.
Posso ganhar dinheiro com o Bitcoin?
Você nunca deve esperar ficar rico com Btc ou qualquer tecnologia emergente.
É sempre importante ter cuidado com qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdadeira ou desobedeça às regras econômicas básicas.
O Bitcoin é um espaço crescente de inovação e existem oportunidades de negócios que também incluem riscos.
Não há garantia de que o Btc continue a crescer, mesmo que tenha se desenvolvido em um ritmo muito rápido até o momento.
Investir tempo e recursos em qualquer coisa relacionada ao Btc requer empreendedorismo. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com o Bitcoin, como mineração, especulação ou administração de novos negócios.
Todos esses métodos são competitivos e não há garantia de lucro.
Cabe a cada indivíduo fazer uma avaliação adequada dos custos e riscos envolvidos em qualquer projeto.
Descubra a Estratégia que me Permite Faturar de 5 Mil a 20 Mil por Mês, no Mercado de Criptomoedas Começando do Absoluto Zero
SAIBA MAIS…
O Bitcoin é totalmente virtual e imaterial?
O Bitcoin é tão virtual quanto os cartões de crédito e as redes bancárias on-line que as pessoas usam todos os dias.
O Btc pode ser usado para pagar online e em lojas físicas, como qualquer outra forma de dinheiro.
Os bitcoins também podem ser trocados em forma física, como as moedas de Casascius, mas pagar com um telefone celular geralmente permanece mais conveniente.
Os saldos de Bitcoin são armazenados em uma grande rede distribuída e não podem ser alterados fraudulentamente por ninguém.
Em outras palavras, os usuários de Btc têm controle exclusivo sobre seus fundos e os bitcoins não podem desaparecer apenas porque são virtuais.
Bitcoin é anônimo?
O Bitcoin foi projetado para permitir que seus usuários enviem e recebam pagamentos com um nível aceitável de privacidade, bem como qualquer outra forma de dinheiro.
No entanto, Btc não é anônimo e não pode oferecer o mesmo nível de privacidade que dinheiro. O uso do Bitcoin deixa extensos registros públicos.
Existem vários mecanismos para proteger a privacidade dos usuários, e outros estão em desenvolvimento.
No entanto, ainda há trabalho a ser feito antes que esses recursos sejam usados corretamente pela maioria dos usuários de Bitcoin.
Algumas preocupações foram levantadas de que transações privadas poderiam ser usadas para fins ilegais com o Btc.
No entanto, vale a pena notar que o Bitcoin, sem dúvida, estará sujeito a regulamentos semelhantes que já estão em vigor nos sistemas financeiros existentes.
O Bitcoin não pode ser mais anônimo do que dinheiro e não é provável que impeça a realização de investigações criminais.
Além disso, o Bitcoin também foi projetado para evitar uma grande variedade de crimes financeiros.
O que acontece quando os bitcoins são perdidos?
Quando um usuário perde sua carteira, isso tem o efeito de remover dinheiro da circulação.
Os bitcoins perdidos ainda permanecem na cadeia de blocos, como qualquer outro bitcoins.
No entanto, os bitcoins perdidos permanecem inativos para sempre, porque não há como encontrar as chaves privadas que permitiriam que eles fossem gastos novamente.
Por causa da lei da oferta e demanda, quando houver menos bitcoins disponíveis, os que restarem terão maior demanda e aumentarão o valor para compensar.
O Bitcoin pode escalar para se tornar uma grande rede de pagamentos?
A rede Bitcoin já pode processar um número muito maior de transações por segundo do que hoje.
No entanto, ele não está totalmente pronto para atingir o nível das principais redes de cartões de crédito. Estão em andamento trabalhos para elevar as limitações atuais e os requisitos futuros são bem conhecidos.
Desde o início, todos os aspectos da rede Bitcoin estão em um processo contínuo de maturação, otimização e especialização, e deve-se esperar que continue assim por alguns anos.
À medida que o tráfego cresce, mais usuários de Btc podem usar clientes leves, e nós de rede completos podem se tornar um serviço mais especializado. Para mais detalhes, consulte a página Escalabilidade no Wiki.
Bitcoin é legal?
Até onde sabemos, o Bitcoin não foi tornado ilegal pela legislação na maioria das jurisdições.
No entanto, algumas jurisdições (como Argentina e Rússia) restringem ou proíbem severamente moedas estrangeiras.
Outras jurisdições (como a Tailândia) podem limitar o licenciamento de certas entidades, como trocas de Bitcoin.
Reguladores de várias jurisdições estão tomando medidas para fornecer às pessoas e empresas regras sobre como integrar essa nova tecnologia ao sistema financeiro formal e regulamentado.
Por exemplo, a Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN), uma agência do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, emitiu orientações não vinculativas sobre como caracteriza determinadas atividades que envolvem moedas virtuais.
O Bitcoin é útil para atividades ilegais?
Bitcoin é dinheiro, e o dinheiro sempre foi usado para fins legais e ilegais. Dinheiro, cartões de crédito e sistemas bancários atuais superam amplamente o Btc em termos de uso para financiar crimes.
O Bitcoin pode trazer inovação significativa nos sistemas de pagamento e os benefícios de tal inovação são frequentemente considerados muito além de seus possíveis inconvenientes.
O Bitcoin foi projetado para ser um grande passo em frente para tornar o dinheiro mais seguro e também pode atuar como uma proteção significativa contra muitas formas de crime financeiro.
Por exemplo, os bitcoins são completamente impossíveis de falsificar.
Os usuários estão no controle total de seus pagamentos e não podem receber cobranças não aprovadas, como por fraude no cartão de crédito.
As transações de Bitcoin são irreversíveis e imunes a estornos fraudulentos.
O Bitcoin permite que o dinheiro seja protegido contra roubo e perda usando mecanismos muito fortes e úteis, como backups, criptografia e várias assinaturas.
Surgiram algumas preocupações de que o BTC poderia ser mais atraente para os criminosos, porque pode ser usado para fazer pagamentos privados e irreversíveis.
No entanto, esses recursos já existem com transferências bancárias e eletrônicas, amplamente utilizadas e bem estabelecidas.
O uso do Bitcoin, sem dúvida, estará sujeito a regulamentos semelhantes que já estão em vigor nos sistemas financeiros existentes, e o Btc provavelmente não impedirá a realização de investigações criminais.
Em geral, é comum que avanços importantes sejam vistos como controversos antes que seus benefícios sejam bem compreendidos. A Internet é um bom exemplo entre muitos outros para ilustrar isso.
Bitcoin pode ser regulamentado?
O protocolo Bitcoin em si não pode ser modificado sem a cooperação de quase todos os seus usuários, que escolhem qual software eles usam.
Tentar atribuir direitos especiais a uma autoridade local nas regras da rede Bitcoin global não é uma possibilidade prática.
Qualquer organização rica pode optar por investir em hardware de mineração para controlar metade do poder de computação da rede e poder bloquear ou reverter transações recentes.
No entanto, não há garantia de que eles possam reter esse poder, pois isso exige investir tanto quanto todos os outros mineradores do mundo.
No entanto, é possível regular o uso do Btc de maneira semelhante a qualquer outro instrumento.
Assim como o dólar, o Bitcoin pode ser usado para uma ampla variedade de propósitos, alguns dos quais podem ser considerados legítimos ou não, de acordo com as leis de cada jurisdição.
A esse respeito, o Bitcoin não é diferente de qualquer outra ferramenta ou recurso e pode estar sujeito a diferentes regulamentações em cada país.
O uso de Bitcoin também pode ser dificultado por regulamentações restritivas; nesse caso, é difícil determinar qual porcentagem de usuários continuaria usando a tecnologia.
Um governo que opte por proibir o Btc impediria o desenvolvimento de negócios e mercados domésticos, transferindo a inovação para outros países.
O desafio para os reguladores, como sempre, é desenvolver soluções eficientes sem prejudicar o crescimento de novos mercados e negócios emergentes.
E quanto ao Bitcoin e impostos?
O Bitcoin não é uma moeda fiduciária com status de curso legal em nenhuma jurisdição, mas geralmente a responsabilidade tributária é acumulada independentemente do meio utilizado.
Existe uma grande variedade de legislação em muitas jurisdições diferentes que podem causar renda, vendas, folha de pagamento, ganhos de capital ou alguma outra forma de obrigação tributária com o Btc.
E o Bitcoin e a proteção do consumidor?
O Bitcoin está liberando as pessoas para realizar transações em seus próprios termos.
Cada usuário pode enviar e receber pagamentos de maneira semelhante ao dinheiro, mas também pode participar de contratos mais complexos.
Várias assinaturas permitem que uma transação seja aceita pela rede somente se um determinado número de um grupo definido de pessoas concordar em assinar a transação.
Isso permite que serviços inovadores de mediação de disputas sejam desenvolvidos no futuro.
Esses serviços podem permitir a terceiros aprovar ou rejeitar uma transação em caso de desacordo entre as outras partes sem ter controle sobre seu dinheiro.
Ao contrário de dinheiro e outros métodos de pagamento, o BTC sempre deixa uma prova pública de que uma transação ocorreu, que pode ser usada potencialmente em um recurso contra empresas com práticas fraudulentas.
Também é importante notar que, embora os comerciantes geralmente dependam de sua reputação pública para permanecer nos negócios e paguem a seus funcionários, eles não têm acesso ao mesmo nível de informação ao lidar com novos consumidores.
A maneira como o Btc funciona permite que indivíduos e empresas sejam protegidos contra estornos fraudulentos, dando ao consumidor a opção de pedir mais proteção quando não estiver disposto a confiar em um determinado comerciante.
Como são criados os bitcoins?
Novos bitcoins são gerados por um processo competitivo e descentralizado chamado “mineração“.
Esse processo envolve que os indivíduos sejam recompensados pela rede por seus serviços.
Os mineradores de BTC estão processando transações e protegendo a rede usando hardware especializado e estão coletando novos bitcoins em troca.
O protocolo Bitcoin é projetado de tal maneira que novos bitcoins são criados a uma taxa fixa. Isso faz da mineração de Bitcoin um negócio muito competitivo.
Quando mais mineradores ingressam na rede, fica cada vez mais difícil obter lucro e os mineradores precisam buscar eficiência para reduzir seus custos operacionais.
Nenhuma autoridade central ou desenvolvedor tem poder para controlar ou manipular o sistema para aumentar seus lucros.
Todo nó Bitcoin no mundo rejeitará qualquer coisa que não esteja em conformidade com as regras que espera que o sistema siga.
Bitcoins são criados a uma taxa decrescente e previsível.
O número de novos bitcoins criados a cada ano é reduzido automaticamente pela metade ao longo do tempo até que a emissão de bitcoins pare completamente, com um total de 21 milhões de bitcoins existentes.
Neste ponto, os mineradores de BTC provavelmente serão suportados exclusivamente por inúmeras pequenas taxas de transação.
Por que os bitcoins têm valor?
Bitcoins têm valor porque são úteis como uma forma de dinheiro.
O Bitcoin tem as características do dinheiro (durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, divisibilidade e reconhecibilidade) com base nas propriedades da matemática, em vez de depender de propriedades físicas (como ouro e prata) ou confiar nas autoridades centrais (como moedas fiduciárias).
Em suma, o Btc é apoiado pela matemática. Com esses atributos, tudo o que é necessário para que uma forma de dinheiro mantenha valor é confiança e adoção.
No caso do BTC, isso pode ser medido por sua crescente base de usuários, comerciantes e startups.
Como em todas as moedas, o valor do Btc vem apenas e diretamente de pessoas dispostas a aceitá-los como pagamento.
O que determina o preço do bitcoin?
O preço de um bitcoin é determinado pela oferta e demanda.
Quando a demanda por bitcoins aumenta, o preço do BTC aumenta e, quando a demanda cai, o preço cai.
Há apenas um número limitado de bitcoins em circulação e novos bitcoins são criados a uma taxa previsível e decrescente, o que significa que a demanda deve seguir esse nível de inflação para manter o preço estável.
Como o Bitcoin ainda é um mercado relativamente pequeno em comparação com o que poderia ser, não é necessário um montante significativo de dinheiro para subir ou descer o preço do mercado e, portanto, o preço de um BTC ainda é muito volátil.
Os bitcoins podem se tornar inúteis?
Sim. A história está repleta de moedas que falharam e não são mais usadas, como o marco alemão durante a República de Weimar e, mais recentemente, o dólar do Zimbábue.
Embora falhas de moeda anteriores fossem tipicamente devidas a uma hiperinflação que o BTC impossibilita, sempre há potencial para falhas técnicas, moedas concorrentes, questões políticas e assim por diante.
Como regra básica, nenhuma moeda deve ser considerada absolutamente segura contra falhas ou tempos difíceis.
O Bitcoin provou ser confiável por anos desde o seu início e há muito potencial para o Bitcoin continuar crescendo.
No entanto, ninguém está em posição de prever qual será o futuro do Bitcoin.
Bitcoin é uma bolha?
Um rápido aumento no preço não constitui uma bolha.
Uma supervalorização artificial que levará a uma repentina correção descendente constitui uma bolha.
Opções baseadas na ação humana individual de centenas de milhares de participantes do mercado é a causa do preço do bitcoin flutuar à medida que o mercado busca a descoberta de preços.
As razões para mudanças de sentimento podem incluir uma perda de confiança no Bitcoin, uma grande diferença entre valor e preço, não baseada nos fundamentos da economia do Bitcoin, maior cobertura da imprensa estimulando a demanda especulativa, o medo da incerteza e a exuberância e ganância irracional antiquada .
O Bitcoin é um esquema de Ponzi?
Um esquema de Ponzi é uma operação fraudulenta de investimento que paga retornos a seus investidores com seu próprio dinheiro, ou o dinheiro pago por investidores subsequentes, em vez de com o lucro obtido pelos indivíduos que administram o negócio.
Os esquemas de Ponzi são projetados para entrar em colapso às custas dos últimos investidores quando não há novos participantes suficientes.
Bitcoin é um projeto de software livre sem autoridade central.
Consequentemente, ninguém está em posição de fazer representações fraudulentas sobre retornos de investimentos.
Como outras moedas importantes, como ouro, dólar dos Estados Unidos, euro, iene, etc., não há poder de compra garantido e a taxa de câmbio flutua livremente.
Isso leva à volatilidade, onde os proprietários de bitcoins podem ganhar ou perder dinheiro imprevisivelmente.
Além da especulação, o Bitcoin também é um sistema de pagamento com atributos úteis e competitivos que estão sendo usados por milhares de usuários e empresas.
O Bitcoin não beneficia injustamente os primeiros usuários?
Alguns dos primeiros adotantes têm um grande número de bitcoins porque assumiram riscos e investiram tempo e recursos em uma tecnologia não comprovada que quase não era usada por ninguém e que era muito mais difícil de proteger adequadamente.
Muitos adotantes iniciais gastaram um grande número de bitcoins algumas vezes antes de se tornarem valiosos ou comprarem apenas pequenas quantidades e não obterem grandes ganhos.
Não há garantia de que o preço de um bitcoin aumente ou diminua. Isso é muito semelhante ao investimento em uma startup inicial que pode agregar valor por sua utilidade e popularidade, ou simplesmente nunca inovar.
O Bitcoin ainda está engatinhando e foi projetado com uma visão de longo prazo; é difícil imaginar como isso poderia ser menos tendencioso para os adotantes iniciais, e os usuários de hoje podem ou não ser os primeiros a adotarem o amanhã.
A quantidade finita de bitcoins não será uma limitação?
O Bitcoin é único, pois apenas 21 milhões de bitcoins serão criados.
No entanto, isso nunca será uma limitação, porque as transações podem ser denominadas em sub unidades menores de um bitcoin, como bits – existem 1.000.000 de bits em 1 bitcoin.
Os Bitcoins podem ser divididos em até 8 casas decimais (0,000 000 01) e unidades potencialmente ainda menores, se isso for necessário no futuro, à medida que o tamanho médio da transação diminuir.
Consultar Outras Criptomoedas > Coinmarketcap.com
O Bitcoin não cairá em uma espiral deflacionária?
A teoria da espiral deflacionária diz que, se é esperado que os preços caiam, as pessoas mudarão as compras para o futuro, a fim de se beneficiarem dos preços mais baixos.
Essa queda na demanda, por sua vez, fará com que os comerciantes baixem seus preços para tentar estimular a demanda, piorando o problema e levando a uma depressão econômica.
Embora essa teoria seja uma maneira popular de justificar a inflação entre os bancos centrais, ela não parece sempre ser verdadeira e é considerada controversa entre os economistas.
A eletrônica de consumo é um exemplo de mercado em que os preços caem constantemente, mas que não está em depressão.
Da mesma forma, o valor dos bitcoins aumentou ao longo do tempo e, no entanto, o tamanho da economia do Bitcoin também aumentou dramaticamente junto com ele.
Como o valor da moeda e o tamanho de sua economia começaram em zero em 2009, o Bitcoin é um contra-exemplo da teoria que mostra que às vezes deve estar errado.
Não obstante, o Bitcoin não foi projetado para ser uma moeda deflacionária.
É mais preciso dizer que o Bitcoin se destina a inflar nos primeiros anos e se tornar estável nos últimos anos.
A única vez que a quantidade de bitcoins em circulação cairá é se as pessoas perderem suas carteiras descuidadamente ao não fazer backups.
Com uma base monetária estável e uma economia estável, o valor da moeda deve permanecer o mesmo.
A especulação e a volatilidade não são um problema para o Bitcoin?
Esta é uma situação de galinha e ovo. Para que o preço do BTC se estabilize, uma economia de larga escala precisa se desenvolver com mais empresas e usuários.
Para que uma economia de larga escala se desenvolva, empresas e usuários buscarão estabilidade de preços.
Felizmente, a volatilidade não afeta os principais benefícios do BTC como sistema de pagamento para transferir dinheiro do ponto A ao ponto B.
É possível que as empresas convertam pagamentos de BTC para sua moeda local instantaneamente, permitindo que eles lucrem com as vantagens do Bitcoin sem estar sujeito a flutuações de preços.
Como o Bitcoin oferece muitos recursos e propriedades úteis e exclusivas, muitos usuários optam por usar o Bitcoin.
Com essas soluções e incentivos, é possível que o BTC amadureça e se desenvolva a um nível em que a volatilidade dos preços se torne limitada.
E se alguém comprou todos os bitcoins existentes?
Apenas uma fração dos bitcoins emitidos até o momento é encontrada nos mercados de câmbio para venda.
Os mercados de Bitcoin são competitivos, o que significa que o preço de um bitcoin aumentará ou diminuirá dependendo da oferta e demanda.
Além disso, novos bitcoins continuarão a ser emitidos nas próximas décadas.
Portanto, mesmo o comprador mais determinado não poderia comprar todos os bitcoins existentes.
Essa situação não sugere, no entanto, que os mercados não sejam vulneráveis à manipulação de preços; ainda não é preciso muito dinheiro para subir ou descer o preço do mercado e, portanto, o Bitcoin continua sendo um ativo volátil até agora.
E se alguém criar uma moeda digital melhor?
Isso pode acontecer. Por enquanto, o BTC continua sendo de longe a moeda virtual descentralizada mais popular, mas não há garantia de que ele manterá essa posição.
Já existe um conjunto de moedas alternativas inspiradas no Bitcoin.
No entanto, é provavelmente correto supor que melhorias significativas seriam necessárias para que uma nova moeda ultrapassasse o BTC em termos de mercado estabelecido, mesmo que isso permaneça imprevisível.
O Bitcoin também poderia adotar melhorias de uma moeda concorrente, desde que não altere partes fundamentais do protocolo.
O que é mineração de Bitcoin?
Mineração é o processo de gastar o poder computacional para processar transações, proteger a rede e manter todos no sistema sincronizados.
Ele pode ser percebido como o datacenter do BTC, exceto que ele foi projetado para ser totalmente descentralizado, com mineradores operando em todos os países e nenhum indivíduo controlando a rede.
Esse processo é chamado de “mineração” como uma analogia à mineração de ouro porque também é um mecanismo temporário usado para emitir novos bitcoins.
Ao contrário da mineração de ouro, no entanto, a mineração de Bitcoin oferece uma recompensa em troca de serviços úteis necessários para operar uma rede de pagamento segura.
A mineração ainda será necessária após a emissão do último bitcoin.
Genesis Mining : Maior Mineradora Em Nuvem Do Mundo + De 2.000.000 De Clientes
Como funciona a mineração de Bitcoin?
Qualquer um pode se tornar um minerador de BTC executando software com hardware especializado.
O software de mineração escuta as transações transmitidas pela rede ponto a ponto e executa as tarefas apropriadas para processar e confirmar essas transações.
Os mineradores de BTC realizam esse trabalho porque podem ganhar taxas de transação pagas pelos usuários para um processamento mais rápido da transação e bitcoins recém-criados, emitidos de acordo com uma fórmula fixa.
Para que novas transações sejam confirmadas, elas precisam ser incluídas em um bloco junto com uma prova matemática do trabalho.
Essas provas são muito difíceis de gerar, porque não há como criá-las além de tentar bilhões de cálculos por segundo. Isso requer que os mineradores realizem esses cálculos antes que seus blocos sejam aceitos pela rede e antes de serem recompensados.
À medida que mais pessoas começam a explorar, a dificuldade de encontrar blocos válidos aumenta automaticamente pela rede para garantir que o tempo médio para encontrar um bloco seja igual a 10 minutos.
Como resultado, a mineração é um negócio muito competitivo, onde nenhuma mineradora individual pode controlar o que está incluído na cadeia de blocos.
A prova de trabalho também foi projetada para depender do bloco anterior para forçar uma ordem cronológica na cadeia de blocos.
Isso dificulta exponencialmente a reversão de transações anteriores, pois isso requer o recálculo das provas de trabalho de todos os blocos subsequentes.
Quando dois blocos são encontrados ao mesmo tempo, os mineradores trabalham no primeiro bloco que recebem e passam para a maior cadeia de blocos assim que o próximo bloco for encontrado.
Isso permite que a mineração proteja e mantenha um consenso global com base no poder de processamento.
Os mineradores de Bitcoin não conseguem trapacear aumentando sua própria recompensa nem processando transações fraudulentas que podem corromper a rede Bitcoin, porque todos os nós do Bitcoin rejeitam qualquer bloco que contenha dados inválidos de acordo com as regras do protocolo Btc.
Consequentemente, a rede permanece segura, mesmo que nem todos os mineradores de BTC possam ser confiáveis.
A mineração de Bitcoin não é um desperdício de energia?
Gastar energia para proteger e operar um sistema de pagamento não é um desperdício.
Como qualquer outro serviço de pagamento, o uso do BTC acarreta custos de processamento.
Os serviços necessários para a operação de sistemas monetários amplamente difundidos atualmente, como bancos, cartões de crédito e veículos blindados, também consomem muita energia.
Embora diferente do BTC, seu consumo total de energia não é transparente e não pode ser medido com tanta facilidade.
A mineração de Bitcoin foi projetada para se tornar mais otimizada ao longo do tempo, com hardware especializado consumindo menos energia, e os custos operacionais da mineração devem continuar sendo proporcionais à demanda.
Quando a mineração de Bitcoin se torna muito competitiva e menos lucrativa, alguns mineradores optam por interromper suas atividades.
Além disso, toda a mineração gasta com energia é eventualmente transformada em calor, e os mineradores mais lucrativos serão aqueles que usarem bem esse calor.
Uma rede de mineração idealmente eficiente é aquela que não está realmente consumindo energia extra.
Embora esse seja um ideal, a economia da mineração é tal que os mineradores se esforçam individualmente para alcançá-lo.
Como a mineração ajuda a proteger o Bitcoin?
A mineração cria o equivalente a uma loteria competitiva que dificulta a adição consecutiva de novos blocos de transações na cadeia de blocos.
Isso protege a neutralidade da rede, impedindo que qualquer indivíduo obtenha o poder de bloquear determinadas transações.
Isso também impede que qualquer indivíduo substitua partes da cadeia de blocos para reverter seus próprios gastos, que podem ser usados para fraudar outros usuários.
A mineração torna exponencialmente mais difícil reverter uma transação passada, exigindo a reescrita de todos os blocos após esta transação.
O que eu preciso para começar a minerar?
Nos primeiros dias do Bitcoin, qualquer um podia encontrar um novo bloco usando a CPU do computador.
À medida que mais e mais pessoas começaram a minerar, a dificuldade de encontrar novos blocos aumentou muito até o ponto em que o único método econômico de mineração atualmente é o uso de hardware especializado.
Você pode visitar Genesis Mining para mais informações.
O Bitcoin é seguro?
A tecnologia Bitcoin – o protocolo e a criptografia – tem um forte histórico de segurança, e a rede BTC é provavelmente o maior projeto de computação distribuída do mundo.
A vulnerabilidade mais comum do Bitcoin está no erro do usuário.
Os arquivos da carteira Bitcoin que armazenam as chaves privadas necessárias podem ser excluídos, perdidos ou roubados acidentalmente.
Isso é bastante semelhante ao dinheiro físico armazenado em formato digital.
Felizmente, os usuários podem empregar boas práticas de segurança para proteger seu dinheiro ou usar provedores de serviços que oferecem bons níveis de segurança e seguro contra roubo ou perda.
O Bitcoin não foi hackeado no passado?
As regras do protocolo e a criptografia usada para o BTC ainda estão funcionando anos após seu início, o que é uma boa indicação de que o conceito foi bem projetado.
No entanto, falhas de segurança foram encontradas e corrigidas ao longo do tempo em várias implementações de software.
Como qualquer outra forma de software, a segurança do software Bitcoin depende da velocidade com que os problemas são encontrados e corrigidos.
Quanto mais esses problemas são descobertos, mais Bitcoin ganha maturidade.
Muitas vezes existem conceitos errados sobre roubos e violações de segurança que ocorreram em diversas trocas e negócios.
Embora esses eventos sejam infelizes, nenhum deles envolve o próprio BTC ser hackeado, nem implica falhas inerentes no Bitcoin; assim como um assalto a banco, não significa que o dólar esteja comprometido.
No entanto, é preciso dizer que é necessário um conjunto completo de boas práticas e soluções de segurança intuitivas para oferecer aos usuários uma melhor proteção de seu dinheiro e reduzir o risco geral de roubo e perda.
Ao longo dos últimos anos, esses recursos de segurança se desenvolveram rapidamente, como carteiras criptograficas, carteiras offline, carteiras de hardware e transações com várias assinaturas.
Os usuários poderiam conspirar contra o Bitcoin?
Não é possível alterar o protocolo Bitcoin tão facilmente. Qualquer cliente BTC que não cumpra as mesmas regras não pode impor suas próprias regras a outros usuários.
De acordo com a especificação atual, o gasto duplo não é possível na mesma cadeia de blocos, nem o gasto de bitcoins sem uma assinatura válida.
Portanto, não é possível gerar quantidades descontroladas de bitcoins do nada, gastar os fundos de outros usuários, corromper a rede ou qualquer coisa semelhante.
No entanto, mineradoras poderosas podem escolher arbitrariamente bloquear ou reverter transações recentes. A maioria dos usuários também pode pressionar para que algumas mudanças sejam adotadas.
Como o Bitcoin só funciona corretamente com um consenso completo entre todos os usuários, alterar o protocolo pode ser muito difícil e exige que a maioria dos usuários adote as alterações de maneira que os demais usuários não tenham outra escolha a não ser seguir.
Como regra geral, é difícil imaginar por que qualquer usuário de Bitcoin escolheria adotar qualquer alteração que pudesse comprometer seu próprio dinheiro.
O Bitcoin é vulnerável à computação quântica?
Sim, a maioria dos sistemas que dependem de criptografia em geral são, incluindo os sistemas bancários tradicionais.
No entanto, os computadores quânticos ainda não existem e provavelmente não existirão por um tempo.
Caso a computação quântica possa ser uma ameaça iminente para o BTC, o protocolo poderá ser atualizado para usar algoritmos pós-quantum.
Dada a importância que essa atualização teria, pode-se esperar com segurança que seja altamente revisada pelos desenvolvedores e adotada por todos os usuários de Btc.
0 Comentários